sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Bookmarks ou Marcadores de Páginas


Os marcadores foram usados ​​durante todo o período da Idade Média, que consiste geralmente de uma tira de pergaminho pequeno ligado à extremidade da folha. Como os primeiros livros impressos eram raros e valiosos, determinou-se logo no início que algo era necessário para marcar seu lugar em um livro, sem causar qualquer dano de suas páginas. Alguns dos primeiros marcadores foram utilizados no final do século XVI, e da rainha Elizabeth I foi um dos primeiros a possuir um. 

Bookmarks modernos estão disponíveis em uma grande variedade de materiais em uma infinidade de modelos e estilos. Muitos são feitas de cartão ou papel grosso, mas também são construídos de couro, fita, tecido, feltro, aço, fio, estanho, grânulos, madeira, plástico, vinil, prata, ouro e outros metais preciosos, alguns decorados com pedras. 

Em sua maioria, no século XIX, os  marcadores foram destinados para uso em bíblias e livros de oração e foram feitas de seda, fita de tecido ou couro. Por volta de 1880 a produção de marcadores de seda tecida estava declinando e marcadores impressos feitos de cartolina ou papelão começou a aparecer em números significativos. Este desenvolvimento paralelo a uma maior disponibilidade de livros em si, e a gama de bookmarkers disponíveis logo se expandiu dramaticamente. 

Atualmente as livrarias os utilizam, como uma ótima maneira de fidelizar seus clientes. Os marcadores são uma lembrança com excelente funcionalidade e um bom estimulo para que os pequenos começem a ler.

"Quem não lê, não quer saber; quem não quer saber, quer errar."
Antônio Vieira



Nenhum comentário: